Página em construção - conteúdo provisório, sujeito a alteração. Notas explicativas e símbolosCanto III3.1 Aquele Sol.... O Sol é Beatriz. 3.2 A Lua simboliza a inconstância ou uma vontade fraca demais para suportar pressão [Reynolds]. 3.3 Narciso confundiu sua imagem refletida com uma substância verdadeira. Dante cometeu o erro oposto: confundiu uma substância real com uma imagem refletida. 3.4 Piccarda dei Donati é irmã de Forese Donati que Dante encontrou no Purgatório (Cantos XXIII e XXIV). Ela foi freira no convento de Santa Clara em Florença quando jovem. Por razões políticas, seu irmão Corso Donati obrigou-a a quebrar seus votos e casar-se com Rossellino della Tosa com o qual buscava aliar-se. Pouco depois do seu casamento, Piccarda adoeceu e faleceu [Reynolds]. Corso foi um dos que contribuiu para o exílio forçado de Dante e seu banimento de Florença. 3.5 As almas que habitam o céu da Lua foram inconstantes em relação aos seus votos durante as suas vidas na Terra. Hierarquicamente, o céu da Lua está na posição mais baixa do Paraíso. Seus habitantes não estão presas à Lua. Podem se deslocar para onde desejarem, inclusive até a presença de Deus no Empíreo, mas encontram Dante na Lua pois lá é o seu posto. 3.6 A mais lenta das esferas é a esfera da Lua. Isto pode parecer confuso já que a Lua aparenta-se mover no céu, em relação às estrelas, mais rapidamente que o Sol ou qualquer um dos planetas, e não o contrário. Mas no universo geocêntrico de Ptolomeu adotado por Dante a Terra não se move e é o céu que gira em volta dela [Ptolomeu]. Sendo assim, as estrelas giram do leste para o oeste mais rapidamente que as outras esferas. A Lua e o Sol movem-se no sentido contrário em relação às estrelas, portanto, o céu das estrelas fixas ultrapassa a esfera da Lua uma vez por mês e a do Sol uma vez por ano. Nos movimentos retrógrados os planetas podem parecer deslocar-se mais rapidamente em relação à esfera das estrelas. O movimento é apenas aparente já que as estrelas estão muito mais distantes e precisariam se deslocar muito mais para causar o efeito observado. 3.7 ... não almejais um lugar mais alto...?. A resposta de Piccarda à pergunta de Dante reforça a explicação dada por Beatriz no Canto II: cada céu recebe a quantidade de luz divina adequada à sua capacidade de recebê-la. Da mesma forma, cada alma individual recebe a graça divina de acordo com a sua capacidade individual e assim, todos as almas do Paraíso estão satisfeitas, independente de onde estiverem [Musa 95]. 3.8 Santa Clara, cujo nome não é citado diretamente nesta parte do poema original (donna piu su ... a la cui norma nel vostro mondo giu si veste e vela), mas cuja identidade é clara pelo depoimento de Piccarda, foi fundadora da ordem franciscana das Clarissas. Era discípula de Francisco de Assis. 3.9 A imperatriz Constança (1154-1198) era herdeira do trono do Nápoles e Sicília e esposa de Henrique VI, filho do imperador Frederico Barbarossa e mãe de Frederico II. No tempo de Dante acreditava-se que ela fora uma freira tirada à força do convento para casar-se com Henrique [Musa 95]. A crença tem origem na história que Frederico II seria o anti-cristo e, de acordo com uma profecia antiga, o anti-cristo nasceria de uma freira de idade avançada (Frederico, primogênito, nasceu quando sua mãe tinha 41 anos) [Reynolds]. Manfredo (Purgatório, Canto IV) descreve-se como neto da Imperatriz Constança. 3.10 O segundo vento de Suábia. Dante refere-se aos três príncipes da Suábia (Frederico Barbarossa, Henrique VI e Frederico II) como três ventos provavelmente devido à duração curta e violência de seus reinados [Musa 95]. De acordo com Dante na sua obra Convivio, Frederico II foi o último dos imperadores romanos.
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